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Origem: Costa do Marfim A máscara pertence à categoria de máscaras de entretenimento que aparecem durante eventos com dança. Estes festividades, associadas às mulheres, podem ocorrer diversas vezes na semana, e em quantidade maior, nos funerais de pessoas importantes. Estas máscaras podem entrar em contato com mulheres e são mantidas em um casebre na vila. Entretanto, somente homens podem usá-las. As máscaras deste tipo são esculpidas à imagem de pessoas admiradas pela sua beleza e sua qualidade como dançarinos. Estas máscaras são inspiradas essencialmente em modelos femininas, mas não é raro que os homens também estejam representados
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9M2M2Q0PHAJKK2ck8v9baAj10qr_ZQpFOo1-eontqmIDVYtYoOtApUP7St9ToSctH2q0NqDTjunBSCgc78pou5zY7Vi59tnF0lij9daUxwhbzEsG-m_MhLTeZTyTi_E_G6CvCeEsdv8dc/s400/baule.jpg)
Origem: Costa do Marfim A máscara pertence à categoria de máscaras de entretenimento que aparecem durante eventos com dança. Estes festividades, associadas às mulheres, podem ocorrer diversas vezes na semana, e em quantidade maior, nos funerais de pessoas importantes. Estas máscaras podem entrar em contato com mulheres e são mantidas em um casebre na vila. Entretanto, somente homens podem usá-las. As máscaras deste tipo são esculpidas à imagem de pessoas admiradas pela sua beleza e sua qualidade como dançarinos. Estas máscaras são inspiradas essencialmente em modelos femininas, mas não é raro que os homens também estejam representados.
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Origem: Costa do Marfim A máscara pertence à categoria de máscaras de entretenimento que aparecem durante eventos com dança. Estes festividades, associadas às mulheres, podem ocorrer diversas vezes na semana, e em quantidade maior, nos funerais de pessoas importantes. Estas máscaras podem entrar em contato com mulheres e são mantidas em um casebre na vila. Entretanto, somente homens podem usá-las. As máscaras deste tipo são esculpidas à imagem de pessoas admiradas pela sua beleza e sua qualidade como dançarinos. Estas máscaras são inspiradas essencialmente em modelos femininas, mas não é raro que os homens também estejam representados.
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Origem: Costa do Marfim A máscara pertence à categoria de máscaras de entretenimento que aparecem durante eventos com dança. Estes festividades, associadas às mulheres, podem ocorrer diversas vezes na semana, e em quantidade maior, nos funerais de pessoas importantes. Estas máscaras podem entrar em contato com mulheres e são mantidas em um casebre na vila. Entretanto, somente homens podem usá-las. As máscaras deste tipo são esculpidas à imagem de pessoas admiradas pela sua beleza e sua qualidade como dançarinos. Estas máscaras são inspiradas essencialmente em modelos femininas, mas não é raro que os homens também estejam representados.
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Origem: Costa do Marfim A máscara pertence à categoria de máscaras de entretenimento que aparecem durante eventos com dança. Estes festividades, associadas às mulheres, podem ocorrer diversas vezes na semana, e em quantidade maior, nos funerais de pessoas importantes. Estas máscaras podem entrar em contato com mulheres e são mantidas em um casebre na vila. Entretanto, somente homens podem usá-las. As máscaras deste tipo são esculpidas à imagem de pessoas admiradas pela sua beleza e sua qualidade como dançarinos. Estas máscaras são inspiradas essencialmente em modelos femininas, mas não é raro que os homens também estejam representados.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiSP5efyOBC3NM3J7GGcOKW4eXMWEXZb2WFcwrQogmxlO8WYImOVKDRHUX0bcC8VbgxAjtFXGW5WLav7muYAOn_xJMlgqygyUajv2vm9t4wEc4pk8toQWqNGmvrzI-wJ_bw1BfkIrjPQ4c/s400/costadomarfim2.jpg)
Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: GURO Origem: COSTA DO MARFIM Descrição: O cotidiano Guro é dominado pelas sociedades secretas e pela crença em espíritos protetores, para quem os Guro constroem capelas e estátuas. A vida nas vilas é regulada por um conselho de anciões, que representa as principais famílias bem como as sociedades secretas. A arte Guro é de extremo refinamento. As máscaras são polidas e normalmente policrômicas, havendo uma tendência de se adicionar características de animais à face humana. Porisso, muitas máscaras Guro são acrescidas de chifres, totens de animais e da figura do pássaro Calao. Tais máscaras aparecem durante os festivais, sempre na cabeça de um dançarino. Também são guardadas em casa como objetos de adoração e as versões em miniatura são chamadas “máscaras passaporte” pois serviam de identificação, quando os indivíduos se deslocavam em territórios estranhos, para provar sua origem e etnia.
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Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados. A máscara Kanagá é a mais importante na hierarquia de máscaras Dogon.
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Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados.
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Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados.
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Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados.
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Etnia: DOGON Origem: MALI Descrição: Os povos Dogon utilizam as máscaras nas cerimônias chamadas Dama e em rituais agrícolas cíclicos. Uma forma complexa e multifacetada de expressão artística, o Dama ocorre num período de seis dias por ano (ou período maior). Dúzias, mesmo centenas, de espíritos mascarados variados participam. O ritual realiza a expulsão permanente das almas ou dos espíritos daqueles que morreram desde o último Dama, e facilitam sua incorporação no reino sobrenatural com os antepassados. A máscara Kanagá é a mais importante na hierarquia de máscaras Dogon.
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Origem: Burkina Fasso
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Etnia: BOBO Origem: BURKINA FASSO Descrição: As máscaras zoomórficas são utilizadas essencialmente para afastar os maus espíritos e para reverenciar os presentes concebidos pelos Deuses (o sol, a terra, a chuva e os animais). Elas podem simbolizar espíritos e animais que trazem boa sorte na agricultura. Também se associam às cerimônias de agradecimento pela nova safra, rituais de iniciação e funerais.
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ResponderExcluirClaudio
ResponderExcluirVc tem fotos de máscaras que fazem parte do nosso acervo, isto é muito legal.
Costa do Marfim (Guro) 8ªmáscara Esta conosco em casa
Costa do Marfim (Dan)
Estamos expondo Parte do nosso acervo no metrô Sé
SP. Vai ficar até 30/12/2010
Julio e Débora D'Zambê
www.sansakroma.com
Veja no site do metrô O Cartaz de novembro