terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Identidade da Mulher Negra na obra da artista Rosana Paulino

Olá pessoal,no texto postado abaixo, a artista Rosana Paulino é apresentada como uma artista contemporânea, que por ser negra, também trata da temática da mulher negra em seus trabalhos. Você irá conhecer um pouco mais dessa artista e algumas imagens da sua obra.Bons desdobramentos .

Rosana Paulino


Rosana Paulino (São Paulo SP 1967). Gravadora. Entre 1993 e 1995, faz estágio no ateliê de restauro de obras de arte do MAC/USP. Em 1994, freqüenta curso livre de gravura no ateliê do Museu Lasar Segall. Cursa artes plásticas na ECA/USP e torna-se bacharel em gravura em 1995. Na Inglaterra, faz estágio de aprimoramento em técnicas de gravuras, no London Print Workshop - LPW, com bolsa concedida pela Apartes/Capes em 1998. Possui obras nos acervos do MAM/SP, da Pinacoteca Municipal/Centro Cultural São Paulo e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos.


Rosana Paulino vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Desde o início de sua carreira Rosana vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra dentro da sociedade brasileira. A artista participou de diversas exposições, tanto no Brasil como no exterior.Em 1998 a artista viaja para Londres com bolsa de estudos do governo brasileiro para especialização em gravura no London Print Studio. Atualmente, Rosana é doutoranda em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
A identidade da mulher negra na obra da artista Rosana Paulino http://www.anpap.org.br/2008/artigos/028.pdf

2 comentários:

  1. Olá, Meu nome é BRUNA sou estudante e estou fazendo um trabalho sobre você parabéns você é uma grande artista!

    ResponderExcluir
  2. Olá! sou estudante e estou fazendo o trabalho de arte sobre vc (sobre sua biografia) gostei mto de ter feito o trabalho baseado em vc, vc é uma artista mto talentosa amei conhecer mais sobre vc, espero um dia poder conhecer vc pessoalmente, quando estiver em Piracicaba me avisa que quero te conhecer
    AMO MTOO O SEU TRABALHO E COMO DEFENDE OS NEGROS

    ResponderExcluir