quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sociedade em Construção – História e Cultura Afro-Brasileira.


Chegou ao mercado editorial o primeiro livro que contempla integralmente a Lei 11.645/2008, em vigor desde março de 2008, que obriga a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena como disciplina no currículo oficial das redes pública e particular de ensino. Trata-se de dois livros em um só volume: Sociedade em Construção – História e Cultura Afro-Brasileira – O negro na formação da Sociedade Brasileira e Sociedade em Construção – História e Cultura Indígena Brasileira – O índio na formação da Sociedade Brasileira, ambos de autoria do jornalista e sociólogo J. A. Tiradentes, em parceria com a mestre em Educação pela USP, Denise Rampazzo da Silva. A nova disciplina deverá ser ministrada em especial nas áreas de Arte, Literatura e História, no ensino fundamental e médio, como foi estabelecido. “Nós escrevemos com a lei à nossa frente e sob consulta o tempo todo”, disse Tiradentes.

Você sabia?
- O Brasil é o país que recebeu o maior número de escravos provenientes da África e onde o comércio de escravos começou mais cedo e terminou mais tarde que em qualquer outro país do chamado Novo Mundo. Estima-se uma população em torno de, pelo menos, 15 milhões de africanos deportados para a costa brasileira e, conseqüentemente, o Brasil teve em pouco tempo a maior concentração de descendentes de africanos fora da África.
- Que durante a escravidão, a população de origem africana era dividida em escravos alforriados, nascidos livres e mulatos?

Conheça mais sobre estes assuntos acessando o site : http://www.livroafrobrasileiro.com.br/

Um comentário:

  1. PRECISO MUITO DO LIVRO SOCIEDADE EM CONSTRUÇÃO. ALGUEM SABERIA ME DIZER COMO CONSEGUIR? OBRIGADA

    MARIA DE LOURDES
    lurdinhav@gmail.com

    ResponderExcluir