sábado, 14 de agosto de 2010

Corpo e Ancestralidade




http://inaicyfalcaoraemestredidi.blogspot.com/

A maioria dos estudos conhecidos acerca da tradição africano-brasileira têm sido analisados a partir do aspecto antropológico ou da transmissão oral; a linguagem corporal e o aspecto educativo têm tido pouca consideração entre os estudiosos da área em questão.

Tenho observado e vivenciado essa situação, sobretudo na área de dança-arte-educação, no que se refere ao ensino e à formação de indivíduos brasileiros. Vejo teorias etnocêntricas continuarem bastante arraigadas disseminadas através do sistema educacional, desestruturando e diluindo a tradição africano-brasileira, impedindo com isso a formação de uma realidade plural artístico-nacional e a descoberta aprofundada e audaz na criação artística e nos métodos educacionais com raízes brasileiras.

No limite deste trabalho, resultado do meu doutorado, o que se qui realizar foi a elaboração de uma proposta na dança-arte-educação, procurando recuperar elementos estéticos e míticos presentes na tradição africano-brasileira, enquanto criação coletiva.

A experiência específica realiza-se no conhecimento teórico e prático vivenciado no universo mítico do tambor Batá, entre os Yorubá, na Nigéria, e seus descendentes no Brasil; depois, essa experiência pôde gerar a elaboração de um poema e montagem cênica Ayán: símbolo do fogo, cujo resultado ofereceu os fundamentos para a metodologia no desdobramento da vivência pedagógica pluricultural e na construção de uma identidade individual.

Inaicyra Falcão dos Santos

BIOGRAFIA

Inaicyra Falcão dos Santos

Inaicyra é cantora lírica, professora doutora, livre-docente (Saiba Mais sobre a tese de livre-docência), pesquisadora das tradições africano-brasileiras, na educação e nas artes performáticas no Departamento de Artes Corporais da Unicamp.

Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas Universidade Estadual de Campinas.

Frequentou cursos na área de Dança Moderna e Jazz no Studio Alvin Ailey em New York, no Laban Centre for Movement and Dance em Londres e na Schola Cantorum em Paris.

Foi intérprete em companhias de dança e teatro: Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, Ballet Brasil Tropical (com várias turnês pela Europa e Oriente Médio), Theatre D´Ennah Paris-França e Companhia Intercultural Peter Badejo em Londres (com turnê pela Inglaterra).

Atriz e coreógrafa nos eventos da sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil, SECNEB.

Realizou estudos e pesquisas na Universidade de Ifé e Ibadan na Nigéria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário