terça-feira, 24 de setembro de 2013

DANÇA DO CONGO GANHA EXPOSIÇÃO NO MUSEU AFRO-BRASILEIRO

O Museu Afro-Brasileiro (MAFRO), da Universidade Federal da Bahia,situado no Terreiro de Jesus, Pelourinho, vai homenagear o Congo (país de  tradição bantu) com a primeira mostra internacional sobre a dança do Kiebé-kiebé, que vem reforçar o estreitamento de laços e a cooperação cultural com o Brasil. De Salvador, a exposição segue para Cuba. A Exposição fica em cartaz até o dia 29 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada franca.Não deixe de conferir , eu  recomendo , fiquei encantado !!!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a dança Kiebé-kiebé. 

A dança Kieke Kiebe é indicada para ser tombada como patrimônio imaterial da UNESCO,essa indicação denota sua importância. 

Segundo a  coordenadora do MAFRO Graça Teixeira afirma que o Kiebé-kiebé é uma manifestação muito rica e importante, tendo em vista as raízes africanas remanescentes no Brasil. "Durante uma semana em Brazzaville eu conheci as práticas dessa dança. É uma grande honra reproduzir esta exposição em território brasileiro, porque é a primeira vez que o Kiebe-Kiebe atravessa o Oceano Atlântico", declarou.
O Kiebe-Kiebe é uma dança mais executada nas zonas rurais. Logo, exportá-la para o Brasil é uma honra para a cultura congolesa. A dança do Kiebe-Kiebe tem muita semelhança com algumas manifestações culturais afro-brasileiras, inclusive o Maracatu Pernambucano.
Agende sua visita , Informações - 71 3283-5540

PROJETO SANKOFA FAZ VALER A LEI 10.639/03






Voltado para  o público alvo composto por  arte educadores, professores da rede de ensino fundamental e médio,o Projeto Pedagógico SANKOFA é uma proposta que surge a partir das observações referentes à implementação da Lei 10.639/03 assim como das inquietações em comum das discentes em museologia Débora Luz e Joice Pinto, junto a orientadora de estágio supervisionado em museologia da Universidade Federal da Bahia, pós Drª Maria das Graças Teixeira, acerca da maneira pela qual a lei acima referida vem sendo aplicada nas escolas de ensino fundamental da rede pública da cidade de Salvador. Partiu também dos questionamentos e reflexões relativas aos pré-conceitos em relação à cultura africana e afro-brasileira. Nesse contexto o Museu Afro Brasileiro da Universidade Federal da Bahia será o espaço de aplicação do produto final do projeto Sankofa: caixas pedagógicas contendo o contexto histórico, a geografia, as influências africanas no Brasil, a religiosidade afro-brasileira e o acervo MAFRO-UFBA. Vale a pena conferir . Agenda uma visita .


MUSEUS, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA : EXPOSIÇÃO RETRATOS DA ÁFRICA NO MUSEU EUGÊNIO TEIXEIRA LEAL


domingo, 22 de setembro de 2013

III Encontro de Nações de Candomblé e I Simpósio de Estudos da Religião Afro Brasileira

O CEAO   promove o  III Encontro de Nações de Candomblé e I Simpósio de Estudos da Religião 
Afro-Brasileira

As inscrições  estão abertas, até o dia 24/09, para o "III Encontro de Nações de Candomblé" e "I Simpósio de 
Estudos da Religião Afro-Brasileira", que acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, na Faculdade de Medicina 
da Bahia (Ufba), no Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho. 

Inscrição:
17 a 24/09 (Presencial na Secretaria do CEAO, das 9h às 18h)

Valor: 
R$ 20,00 (estudantes de graduação)
R$ 30,00 (estudantes de pós-graduação e comunidade externa)

Comissão Organizadora
III Encontro de Nações de Candomblé e I Simpósio de Pesquisadores das Religiões Afro-Brasileiras

PALESTRA SOBRE MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO MUSEU CARLOS COSTA PINTO