sábado, 27 de novembro de 2010

Lançamento do livro Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático



No dia 26 de novembro, a partir das 16h30, será lançado o livro Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático, da autoria de Ana Célia Silva. A publicação, da Editora da Universidade Federal da Bahia, terá o lançamento realizado no Pestana Bahia Hotel e a entrada será gratuita.

As relações sociais na escola ainda refletem as consequências do recalque das diferenças internalizado por muitos alunos e professores. A denúncia da discriminação racial na educação tem sido anulada nas escolas através da negação e silêncio perante os rituais racistas cotidianos na vida escolar. Essa tarefa não é restrita aos negros, ela exige a participação de todos os setores democráticos da sociedade.

A segunda edição do livro Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático objetiva oferecer condições para que educadores e educadoras possam utilizar o livro didático de forma crítica, transformando-o em um instrumento gerador de consciência reflexiva. Desconstruir a ideologia que desumaniza, contribui para o processo de reconstrução da identidade étnico-racial e da autoestima da criança negra, com efeitos positivos para a sua aprendizagem e sua interação social.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático, da autoria de Ana Célia Silva
Quando: 26 de novembro de 2010, a partir das 16h30
Onde: Pestana Bahia Hotel, Rua Fonte do Boi, nº 216 - Rio Vermelho
Preço do livro: R$ 25,00
Preço do livro (Lançamento): R$ 20,00

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lançamento da Cartilha Revolta dos Malês : a saga dos mulçumanos baianos


A Escola Olodum lança no dia 17 de novembro, às 16 horas, em sua sede no Pelourinho, a cartilha “Revolta dos Malês - A saga dos muçulmanos baianos”.

Venha pegar gratuitamente o seu exemplar que de forma lúdica, nos traços do cartunista Mauricio Pestana, retrata o episódio histórico (Revolta dos Malês) nem sempre presente nos livros didáticos, mas que se soma a muitos outros fatos que demonstram a coragem, a determinação e a capacidade dos negros de se insurgirem contra a exploração e a opressão.

Esperamos você!

Escola Criativa do Olodum
Rua das Laranjeiras, 30, Pelourinho, Centro Histórico , Salvador - Bahia Cep: 40.026.230 Tel/Fax: 71 33218069
E-mail: escolaolodum@uol.com.br
www.blogescolaolodum.com.br
www.myspace.com/bandaolodummirim