domingo, 24 de outubro de 2010

I Fórum Internacional de Educação, Diversidade e Identidades




Entre os dias 25 de outubro e 18 de novembro, estarão abertas inscrições gratuitas para o I Fórum Internacional de Educação, Diversidade e Identidades – Gênero, Raça e Educação nos Países da Diáspora depois de Durban, através do site www.fiedi.com.br.

O evento, dirigido a professores da rede pública municipal e pessoas ligadas a entidades que atuam nas áreas relacionadas ao tema, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Hotel Pestana (Rio Vermelho).

Os organizadores pretendem reunir cerca de 500 pessoas do Brasil, da Nigéria e dos Estados Unidos em torno de mini-cursos, workshops, mesas de discussões, exposição, lançamento de livros e show de encerramento, onde o tema central será a intersecção de gênero-raça e educação.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Secult), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescentes (Fiema) e Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), o evento foi idealizado pela Tsedakah – Tecnologia e Humanidades.

Com o Fórum, a Secult pretende multiplicar as discussões e os resultados dentro da rede municipal de educação. Para tanto, todas as propostas retiradas resultarão em recomendações, que nortearão as políticas públicas na capital baiana. “Nosso objetivo é promover a superação das discriminações, sejam elas da ordem do racismo, sexismo ou homofobia”, frisou o secretário Carlos Soares.

domingo, 10 de outubro de 2010

I º Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais


O QUE?
1°Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais

QUANDO?
De 30/11/2010 a 02/12/2010

ONDE?
Abertura do Evento CEAO - Centro de Estudos Afro Orientais
Palestras - Faculdade de Medicina da Bahia


INSCRIÇÕES?

De 04 a 18 de Outubro via e-mail: onipeero@gmail.com,
sob o título: Inscrição 1º Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais .
Enviar
nome completo, data de nascimento, e-mail, endereço, telefone(s), nome da
entidade que representa e função.
Confirmação
de Inscrição via e-mail: De 01/11 a 08/11/10

Contato:
Lívia de Brito
Assessoria de Relações Públicas
Onipé Eró - Assoc. Afrobrasileira de Artistas Plásticos

(71) 8727-9603 / 9604-0912


terça-feira, 5 de outubro de 2010

O espetáculo Áfricas domingo no TCA



Espetáculo infantil: - "Áfricas"
A peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos.
Chica Carelli, diretora do espetáculo, conta com uma equipe de profissionais renomados, como o coreógrafo Zebrinha, o diretor musical Jarbas Bittencourt, que criou músicas especiais para o espetáculo "Áfricas", os iluminadores Rivaldo Rio e Fábio Espírito Santo e Zuarte Júnior, responsável pelo figurino e adereços, com muitas cores e elementos do cotidiano africano além de um elenco afiado que toca, dança e representa. "Queremos proporcionar um encantamento com a África, suas histórias e despertar a curiosidade de todos em conhecer mais sobre este imenso continente tão importante para o Brasil", afirma Chica. Mais informações No dia 17 de outubro, será apresentado o espetáculo “Áfricas”, primeira montagem infanto - juvenil do Bando de Teatro Olodum no teatro Castro Alves, às 11h, inserido na programação do Domingo no TCA.
A montagem traz ao palco principal do TCA, histórias da África que não costumam ser apresentadas às crianças no âmbito escolar, histórias de lendas e mitos africanos contadas através de personagens cuja identificação com o público, tanto adulto quanto infantil, é fácil e legítima.
A apresentação do Bando para um grande público, já cativo na programação, é uma consagração para o grupo residente do teatro Vila Velha, um dos mais tradicionais da cidade.
O público que for ao teatro Castro Alves no domingo, dia 17, pela manhã, terá a oportunidade de apreciar, aprender e conhecer um pouco mais sobre as raízes afro - brasileiras de forma lúdica e prazerosa, através de um espetáculo que reúne no palco história, cores, gestos e muita emoção.

SERVIÇO:
ONDE: Sala Principal do teatro Castro Alves
QUANTO: R$ 1,00. Os ingressos começam a ser vendidos às 9h, para acesso imediato ao teatro.
QUANDO: Dia 17 de outubro, às 11h.