quinta-feira, 27 de maio de 2010

Africanidades no vestir baiano

Africanidades no vestir baiano , palestra ministrada pelo docente Cláudio Rebello na Celebração ao dia da África, na Escola Parque , no bairro da Caixa D'Água.
Construção de visualidades:
Roupas , acessórios e adereços , cabelos penteados e marcos corporais

O vestuário africano mantêm-se entre povos envolvidos em movimentos negros como forma de identidade. Dentre os militantes e em regiões de maioria negra como a Bahia,especialmente em Salvador observamos que a cultura negra se impõe, e se externa principalmente pelo modo de vestir, pentear e pela atitude .
A presença africana é notada nos panos amarrados, nas roupas soltas no corpo, no rico colorido exuberante, na estamparia extravagante, no colo nu para as mulheres, nas batas para homens e nos turbantes e outras amarrações de cabeça. Estética herdada de nossos ancestrais africanos, que nos foi emprestada.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Influência da Mídia na Percepção da Raça‏

MODA: ESTILISTAS NEGRAS

La Amistad

A história remonta ao ano de 1839, baseada em fatos verídicos , ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, sua trajetória desde a revolta até o julgamento e sua libertação.

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

Atlântico Negro _ Na rota dos Orixás

Trecho do Documentário "Na rota dos Orixás" de Renato Barbieri que investiga uma cultura de resistência de afro-brasileiros e suas diversas manifestações. Foi premiado com o Prêmio Margarida de Prata 1999, 7 º Festival de Cinema de Cuiabá, 6 ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico em 1999 e 6 º Vitória Cinema e Vídeo. Faz parte da iniciativa do Itaú Cultural de pesquisar e divulgar os aspectos da Cultura Brasileira.
Neste documentário Barbieri mostra a diáspora negra - o tráfico negreiro entre África e América, que espalhou o povo negro pelo Continente.